As decepções e a ingratidão podem causar amargura?
*Explicação de *Cosme Massi na live "Decepções, Ingratidão, Afeições Destruídas", realizada em 20/08/2020.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Claro que quando se sofre uma ingratidão, uma decepção, isso dói. É claro que isso causa, certamente, uma tristeza. Isso é natural, nós ainda somos Espíritos imperfeitos, ainda temos essas emoções ruins como consequência de decepções e ingratidão.
O que os Espíritos abordam na questão 937 de “O Livro dos Espíritos” é como nós devemos enfrentar isso; não se deve deixar de viver corretamente diante de contextos da vida real, em um mundo em que as pessoas ainda sentem ciúme, inveja, são ingratas.
Então é por isso que eles vão fazer o alerta, que a gente não pode, de forma nenhuma, tomar isso como alguma coisa que venha atrapalhar a nossa forma de ser. Claro que num primeiro momento a pessoa pode ficar um pouco triste, chateada, mas isso tem que ser vencido, tem que ser superado, para que num futuro, quando se estiver muito mais equilibrado, a ingratidão deixe de causar essa dor. A ingratidão, então, será reprovada porque não é uma conduta correta, mas a reprovação não significa ter para com o outro um sentimento ruim, nem mesmo se desanimar diante da ingratidão.
Então temos que saber como lidar com a decepção, sem nos perdermos nela, sem deixar que nos cause graves problemas. Esse é o nosso desafio!
E não é fácil, porque, sendo Espírito imperfeito, é natural que venha um pouco de amargura, de tristeza, até que aprendamos a sorrir, mesmo diante do ingrato, a olhar o mundo de cima, como dizia Kardec. Ele ficava por cima, olhava essas pessoas ingratas como crianças ainda, que não sabiam o que faziam, como dizia Jesus. É preciso ter esse olhar carinhoso, que fica acima da ingratidão. Mas isso é um exercício, é um trabalho que precisa ser feito com o nosso mundo íntimo, dia a dia.
— Veja a vídeo aula no KARDECPlay sobre o item 937 de “O Livro dos Espíritos”.
*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?
O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;
Toda semana vídeos novos na plataforma;
Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;
Estude 24h/dia onde e quando quiser;
Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.
Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:
- App Store: https://bit.ly/app-kardecplay
- Google Play: https://bit.ly/app-googleplay-kardecplay
Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).
Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks