IDEAK
Como ser uma pessoa virtuosa em um mundo como a Terra? — Parte 11/18
Transcrições

Como ser uma pessoa virtuosa em um mundo como a Terra? — Parte 11/18

Como amar os inimigos?

Resposta de *Cosme Massi na live “Como ser uma pessoa virtuosa em um mundo como a Terra?”, transmitida ao vivo em 06/09/2021, no Enconself 2021; realização da Sociedade Espírita Laços Fraternos e transmissão da Rádio Espírita do Paraná.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Nós precisamos vencer o mal que temos em nosso mundo íntimo, sem dúvida. E isso se faz primeiro resistindo a ele, e em seguida fazendo o contrário.

Muitas vezes é preciso resistir a sentimentos, e essa resistência fazemos na intimidade, sozinhos, todas as noites, nos examinando, olhando para nossos sentimentos, exatamente como nos ensinou Santo Agostinho.

Precisamos olhar o nosso dia: nós nos sentimos mal com alguma pessoa? Por que isso ocorreu? É preciso que reflitamos sobre os sentimentos ruins para que, após identificá-los em nós, possamos encontrar argumentos que nos levem a resistir a eles. E depois vem a segunda parte, que é fazer a ação contrária, aquela que produza o sentimento oposto, o que vai corrigir e eliminar definitivamente o mal dentro de nós.

Mas precisamos também nos atentar para um texto muito importante em que Allan Kardec analisa, em O Evangelho segundo o Espiritismo, a grande frase de Jesus “Amai os vossos inimigos”. Kardec mostra que é um equívoco achar que amar os inimigos é ter por eles os mesmos sentimentos que temos com os amigos, ou que devemos tratá-los como tratamos os amigos, conviver com eles como se convivêssemos com amigos. Não é isso, é algo muito diferente.

E ele vai mostrar que amar os inimigos é não retribuir o mal com o mal, mas retribuir o mal com o bem; é perdoar-lhes as ofensas, e não buscar vingança; é prestar ajuda quando possível, e não se alegrar com os sofrimentos do inimigo.

Assim, perdoar os inimigos não é trazê-los para dentro da própria convivência, não é acharmos que teremos por eles o mesmo tipo de sentimento que se temos pelos amigos; perdoar os inimigos é agir com eles como devemos agir com o nosso próximo.

Esse cuidado é muito importante para que não nos enganemos em relação aos próprios sentimentos. Há pessoas que ainda não têm condições de ter uma convivência simpática com uma outra pessoa com quem já se desentenderam; elas não têm ódio, não têm raiva, mas elas não possuem os tipos de emoções que permitem uma convivência tranquila. Mas elas não vão desejar o mal a essas pessoas, não vão retribuir o mal com o bem, vão orar pelas pessoas, vão ampará-las quando necessário.

Contudo, isso não significa ter o mesmo tipo de emoção que se tem para com os amigos.

— Estude mais sobre desenvolvimento espiritual e virtudes na live “As virtudes na Terra”, e no livro “As leis naturais e a verdadeira felicidade”.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.