
Como ser uma pessoa virtuosa em um mundo como a Terra? — Parte 13/18
Kant via a moral de forma diferente do Espiritismo?
Resposta de *Cosme Massi na live “Como ser uma pessoa virtuosa em um mundo como a Terra?”, transmitida ao vivo em 06/09/2021, no Enconself 2021; realização da Sociedade Espírita Laços Fraternos e transmissão da Rádio Espírita do Paraná.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Os grandes filósofos, e incluímos Kant nesse grupo, um filósofo da moral extraordinário e um pensador fantástico, não tinham os recursos que Kardec teve, que só foram conquistados após os fenômenos espíritas, que permitiram a elaboração do próprio Espiritismo.
Kant defendia uma ética que era a própria ética cristã, e é claro que ele buscava um fundamento para essa ética exclusivamente na razão, o único instrumento de que dispunha. Ele não podia buscar um fundamento da ética na experiência, porque isso não fazia nenhum sentido, as experiências de que ele dispunha eram as dos homens na sociedade e, se olhasse para essa experiência, talvez fosse levado a pensar como aqueles que defendiam que a essência do indivíduo é o egoísmo. Então ele procurou fundamentar seus argumentos apenas naquilo que chamava de razão pura, utilizando apenas a lógica e a razão. É claro que ele recebeu várias críticas de muitos pensadores.
Kardec e os Espíritos seguiram um caminho diferente. Primeiro mostraram a existência dos Espíritos e a sobrevivência da alma, fundamentando essas conclusões nos fenômenos espíritas ostensivos naquela época. Depois mostraram, pelas experiências relatadas por Espíritos, que o estado de felicidade ou de infelicidade após a morte era consequência da vida moral que haviam vivido, ou seja, basearam-se nos relatos das experiências desses Espíritos desencarnados.
E a partir daí, mostraram que a ética, que a moral de Jesus se fundamenta em leis naturais que regulam a vida dos Espíritos. A ética espírita é uma decorrência da ciência espírita, coisa que Kant não aceitaria, pois para ele teria que ser fundamentado só na razão.
Então a ética espírita não se fundamenta apenas na razão, mas em uma razão que se apoia na experiência; apoiando-se em outra coisa deixa de se fundamentar apenas na razão pura, que é anterior à própria experiência.
Assim, é claro que ele não aceitaria esse tipo de discurso, mas, ele não conheceu o Espiritismo. Kant defendia que as questões metafísicas não poderiam ser estudadas pela ciência, e Kardec mostra o contrário. O Espiritismo mostrou como várias temáticas da metafísica podem ser estudadas à luz da ciência espírita, como, por exemplo, estudar a alma a partir da ciência espírita. Para Kant, a alma só poderia ser estudada do ponto de vista da metafisica, e não do ponto de vista de uma ciência natural.
Mas, como Spinoza, Descartes e vários outros, trouxe uma grande contribuição para a filosofia. Os três citados defenderam uma ética que era a mesma de Jesus, na qual eles acreditavam, por intuição, ser uma expressão absolutamente correta para a conduta humana; e cada um deles procurava fundamentar, segundo seu entendimento, essa ética do Cristo, porque acreditavam realmente nela e precisavam ter a prova de que a crença deles tinha um fundamento.
Mas, cada coisa a seu tempo: Kant morreu em 1804, mesmo ano que Kardec nasceu! Então ele, Kant, veio no século anterior, e foi o grande filósofo do desinteresse, com o que deu uma contribuição valiosa para o Espiritismo, que o utilizou de maneira muito clara!
Essa noção de desinteresse já estava em Jesus, mas recebe um fundamento filosófico adequado com esse pensador admirável que foi Immanuel Kant.
— Estude também sobre as virtudes na filosofia clássica e em Allan Kardec.
— Leia o livro de Cosme Masse sobre a ação moral desinteressada.
*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.
Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:
- App Store: https://bit.ly/app-kardecplay
- Google Play: https://bit.ly/app-googleplay-kardecplay
Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).
Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks