Como ser uma pessoa virtuosa em um mundo como a Terra? — Parte 7/18
Como lidar com a mágoa?
“Eu tenho mágoas; por mais que eu trabalhe isso, por mais que eu trate bem aquelas pessoas que me magoaram, à noite eu elaboro discursos referentes a elas. Eu rezo, rezo, leio, mas aquilo sempre volta. O que devo fazer?”
*Resposta de *Cosme Massi na live “Como ser uma pessoa virtuosa em um mundo como a Terra?”, transmitida ao vivo em 06/09/2021, no Enconself 2021; realização da Sociedade Espírita Laços Fraternos e transmissão da Rádio Espírita do Paraná.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Continue a orar. Mas, primeiro, ore para a pessoa, para o bem dela. Aprender a perdoar também é aprender a orar para aquele que acreditamos que nos fez mal, que nos magoou.
Qual o problema da mágoa? É que ela faz mal a quem a sente. O nome mágoa é curioso: quando se toma uma batida em alguma parte do corpo isso deixa essa parte magoada, ou seja, ficou uma marca. A marca ficou na própria pessoa. A mágoa ocorre quando permitimos que o mal que o outro fez se transforme em nosso próprio mal.
Oras, o mal que o outro fez é problema dele, e é ele quem vai responder para Deus; eu não devo permitir que o mal que ele fez se torne o meu mal, a ponto de deixar marcas no meu mundo interior.
Mas como resolver isso? Só existe uma forma: perdoando. Precisamos praticar o exercício do perdão.
Então existe uma solução, não se deve desanimar nunca. Mas é preciso empenho, perseverança, vontade férrea de vencer essa paixão!
É preciso que se ore, todas as noites, pelas pessoas que tenham nos magoado, que tenham nos ofendido. Mas é necessário orar com sinceridade, desejando o bem para elas.
Todas as vezes que aparecer um pensamento ruim em relação a essas pessoas, não devemos permitir que ele cresça, não podemos alimentá-lo; falar mal de quem nos magoou aumenta a mágoa, alimenta-a, então precisamos evitar falar dessas pessoas; enfim, temos que vigiar os pensamentos, as falas, e não deixar de orar pedindo o bem delas.
A mágoa faz com que o mal cresça em nós, então é urgente vencê-la, e para isso precisamos persistir com empenho, com vontade, até que um dia perceberemos que nos livramos dela, sem nem nos darmos conta.
Então é um exercício mesmo, é um contínuo trabalhar e orar, praticando o bem.
E, sempre que tivermos oportunidade, façamos o bem a essas pessoas, retribuindo o mal com o bem, para que completemos a estratégia: resistir à mágoa enfrentando-a e fazendo o bem às pessoas que nos magoaram, para que a mágoa possa desaparecer por completo do nosso coração.
O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo X — Bem-aventurados os que são misericordiosos — 15
“Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si próprio; perdoar aos amigos é dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar-se melhor do que era. Perdoai, pois, meus amigos, a fim de que Deus vos perdoe, porquanto, se fordes duros, exigentes, inflexíveis, se usardes de rigor até por uma ofensa leve, como querereis que Deus esqueça de que cada dia maior necessidade tendes de indulgência? Oh! ai daquele que diz: “Nunca perdoarei”, pois pronuncia a sua própria condenação. Quem sabe, aliás, se, descendo ao fundo de vós mesmos, não reconhecereis que fostes o agressor?
Paulo, apóstolo.
— Assista também à aula sobre ingratidão do KardecPlay e ao vídeo sobre “Dominar as paixões” do canal Cosme Massi no YouTube!
*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?
O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;
Toda semana vídeos novos na plataforma;
Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;
Estude 24h/dia onde e quando quiser;
Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.
Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:
- App Store: https://bit.ly/app-kardecplay
- Google Play: https://bit.ly/app-googleplay-kardecplay
Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).
Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks