IDEAK
Há provas impostas ao Espírito? Aos Espíritos é sempre possível suportá-las?
Transcrições

Há provas impostas ao Espírito? Aos Espíritos é sempre possível suportá-las?

Resposta de *Cosme Massi na live As Leis Naturais e a verdadeira felicidade, realizada pela Associação Espírita Paulo e Estevão — 09/11/2020.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


O que os Espíritos nos informam? Que a lei geral é a de escolha de provas, e que expiações ou provas impostas são raras.

Quando são impostas, elas têm uma razão muito justa para ser. É claro, nós temos que confiar na justiça de Deus. Mas não pensemos que elas são o comum; o comum é o contrário, é que nós fazemos as escolhas das provas.

Por outro lado, as exceções surgem, talvez, em alguma situação em que o Espírito reluta em passar por certas experiências, foge delas, mas elas são essenciais para seu progresso; mais cedo ou mais tarde ele acaba passando por elas de alguma maneira. Mas são exceções.

Kardec e os Espíritos dizem muito bem que Deus não apressa as expiações. Deus deixa ao Espírito a própria escolha, porque cedo ou tarde o Espírito percebe que não tem jeito, é melhor escolher essas experiências, passar por elas, porque ele quer ser feliz; há um impulso de felicidade muito forte em todos nós.

Quando o Espírito está do lado de lá e é infeliz, a consciência de culpa não o deixa, ele vê amigos, conhecidos, companheiros de vida em condições muito melhores, quando ele vê que só está em companhia de Espíritos perturbados como ele, quando ele percebe que se sente infeliz onde estiver, porque a infelicidade está dentro dele, é a hora que cai a ficha: “Como é que eu saio deste estado? Wu quero ser mais feliz!”

Assim, tomar consciência da situação vai acontecer mais cedo ou mais tarde, só depende da vontade do Espírito; o impulso da felicidade é um sentimento natural, está na alma, leva à necessidade de ser feliz. Em algum momento ele chega à conclusão, com a ajuda do Anjo Guardião, de que se ele não viver as experiências de provas e expiações de que foge, ele não vai sair deste estado infeliz.

Então, cedo ou tarde a “ficha cai”, e o Espírito diz: “Não tem jeito, eu tenho que escolher essas experiências de provas e expiações, porque eu estou cansado de ficar neste estado de infelicidade, eu quero sair disso.”

Por isso Deus não apressa, ele fez leis naturais tão bem-feitas que o impulso da felicidade, o desejo de progredir, está na lei de progresso, não há como fugir à necessidade de progredir.

O Espírito pode resistir, mas o sofrimento contínuo, a permanente infelicidade, dobra-o sobre si mesmo, e ele escolhe as provas e expiações por que necessita passar. Deus não apressa.

As imposições são exceções, são casos muito raros em que o Espírito não consegue escolher por uma razão que, aqui, não compreendemos; mas certamente temos que acreditar que Deus está sendo justo. Ele sabe em que momento e como deve impor esse contexto, mas são contextos muito raros. Na maior parte dos contextos o Espírito, cedo ou tarde, escolhe as experiências de provas e expiações de que vem fugindo.

Então não se pode usar uma desculpa, dizendo assim: “Olha, não tem como suportar, eu não escolhi, Deus está me forçando!” Pode parar com isso, a escolha foi sua sim, aproveite e viva bem para aproveitar essas provas para seu progresso! Essa desculpa de que foi uma prova imposta, e por isso você não está resistindo, vai aumentar ainda mais seu sofrimento, e adiará a felicidade.

E quando, como exceção, Deus impõe provas e expiações, ele respeita suas capacidades, só impõe as que sabe que você terá condições de vencer, pois ele sabe que você poderá passar por estas experiências.

Então, não use isso como desculpa, por que a regra geral é nós escolhermos nossas provas e expiações. Raramente elas são impostas. E, quando o são, são impostas por um Deus infinitamente misericordioso, e de forma infinitamente justa.

Algumas aulas no KARDEC Play podem ajudar no estudo deste tema: “Escolha de provas” em O livro dos Espíritos; "Bem-aventurados os aflitos" em O Evangelho segundo o Espiritismo.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.