IDEAK
Jornada pela Europa • 160 anos de O Livro dos Espíritos
Arquivos Gratuitos

Jornada pela Europa • 160 anos de O Livro dos Espíritos

Um pouco da história de Kardec para você


Nesta Jornada pela Europa realizado em 2017 por Paris, Suíça e Londres, pudemos estudar juntos, após 160 anos de sua primeira publicação, a obra mais completa de Allan Kardec. Levamos reflexões que nos fizeram compreender ainda mais porque o "Livro dos Espíritos", ainda nos dias atuais, é um tratado atual, claro e profundo do Espiritismo.


Jornada em Paris, Suíça e Londres


Confira abaixo a lista dos lugares visitados em Paris:


  • Rue des Martyrs, 8
    (segundo andar, ao fundo do pátio) - Residência de Rivail pelo menos desde março de 1856, ficando até 14/7/1860. Em outubro de 1857, começaram aí as reuniões de estudo que dariam origem à SPES. No local foi lançada 1a edição de O Livro dos Espíritos (18/4/57) e a Revue Spirite (1/1/58).

  • Galerie d’Orléans, 13
    (Palais Royal) - Dentu, editor da 1a edição de O Livro dos Espíritos, da Instrução Prática, da Imitação e de O Evangelho.

  • Galerie d’Orléans, 31
    (Palais Royal) - Ledoyen, editor da 2a ed. de O Livro dos Espíritos, da Instrução, de O Livro dos Médiuns, de O Espiritismo em sua expressão mais simples, da Viagem Espírita, da Imitação, de O Evangelho e de O Céu e o Inferno.

  • Galerie de Valois, 35
    (Palais Royal) - primeiro endereço da SPES, a partir de 1/4/58 (reuniões às terças-feiras)

  • Galerie de Montpensier, 12
    (Palais Royal; restaurante Douix) - segundo endereço da SPES, a partir de 1/4/59.

  • Passage Sainte-Anne
    (Rue Sainte-Anne, 59) - SPES, a partir de 20/4/60; domicílio de Kardec e Revue Spirite, a partir de 15/7/60;

  • Rue de Lille, 7
    - Revue e SPES depois da morte de Kardec (31/3/69); aí já funcionava a Librairie Spirite.

  • Cemitério do Père-Lachaise
    (região leste de Paris) - Sepultura definitiva de Kardec, a partir de 29/3/70; o dólmen é inaugurado dois dias depois.

https://youtu.be/_u60hSVTtiM
Vídeo com o resumo da Jornada em Paris 2017, onde comemoramos em abril os 160 anos de "O Livro dos Espíritos" junto a alguns amigos.


A caminho de Lyon, França


Após a passagem por Paris, seguimos mostrando um pouco mais de Lyon, cidade francesa de nascimento de Allan Kardec (03/10/1804). Fomos recebidos por um pequeno grupo de brasileiros de Lyon, que gentilmente nos acompanhou num dia em Lyon, na cidade onde nasceu Allan Kardec.


Fizemos um comparativo a partir do relato de Allan Kardec quando da Viagem Espírita de 1862: 


"O primeiro resultado que pudemos constatar foi o imenso progresso das crenças espíritas. Um único fato poderá nos dar uma idéia disto. Quando de nossa primeira viagem a Lyon, em 1860, ali havia, no máximo, algumas centenas de adeptos; no ano seguinte já existiam cinco a seis mil, tornando-se impossível saber o seu número agora. Pode-se, no entanto, e sem nenhum exagero, avaliá-los entre vinte e cinco e trinta mil".


(Allan Kardec, VIAGEM ESPÍRITA EM 1862 - Fonte: Kardecpedia)


Lyon
está aproximadamente a 400 Km de Paris. Atualmente é o segundo centro econômico da França. Na época de Kardec, ele próprio relata em viagens realizadas em 1862, e que deram origem ao livro ”A viagem Espírita” (*) que, em 1860 , já eram algumas centenas de adeptos do Espiritismo. No ano seguinte, 1861, já alcançava a casa dos 5 ou 6 mil espíritas em toda a Lyon.


Em 1862, o cálculo tornou-se impossível. Kardec se reuniu em 1862 com centenas de dirigentes de grupos. Lembrando que no século XIX a população era próxima de 300 mil habitantes. Atualmente, a população de Lyon é de mais de 500 mil, e da região metropolitana de Lyon possui mais de 2 milhões de habitantes, e a quantidade de Casas ou grupos espíritas cabem apenas em uma mão.

https://youtu.be/a3AoWXfMOiw
Vídeo com o resumo da Jornada em Lyon 2017, onde comemoramos em abril os 160 anos de "O Livro dos Espíritos" junto a alguns amigos.


Chegando em Yverdon-Les-Bains - Suíça


Após a passagem por Paris, chegamos em YVERDON-LES-BAINS, cidade Suíça onde Johann Heinrich Pestalozzi mudou-se em 1805, no Lago Neuchâtel, e por vinte anos dedicou-se continuamente ao seu trabalho de educador, criando uma pedagogia revolucionária para a época. Ali era visitado por todos que se interessavam pela educação, como Talleyrand, Capo d'Istria, e Mme. de Staël. Foi elogiado por Humboldt e por Fichte. Dentre seus principais discípulos inclui-se nosso querido Denizard Rivail (Allan Kardec).


Cosme Massi nos mostra nessa viagem um pouco sobre a cidade, o educador Pestalozzi e sua importância para o Espiritismo.


A divulgação das obras e do pensamento de Allan Kardec torna-se relevante para toda a humanidade no cenário atual. E junto a uma grande personalidade da humanidade, há normalmente em sua história um grande professor. 


Preparamos mais um pequeno vídeo para você sobre "Pestalozzi em Yverdon-Les-Bains e Kardec", confira abaixo:

https://youtu.be/yOimTWbVHv8
Vídeo com o resumo da Jornada em YVERDON LES-BAINS, SUÍÇA 2017, onde comemoramos em abril os 160 anos de "O Livro dos Espíritos" junto a alguns amigos.


Separamos abaixo, GRATUITAMENTE, o Roteiro de Kardec pela Europa. Conheça os locais onde Kardec nasceu, viveu, estudou e desencarnou. Clique na imagem para baixar.

Jornada pela Europa
Roteiro de Kardec pela Europa • Peça criada em setembro/2017

Estudar Kardec! Compreender Kardec! Viver Kardec!


(*) Essa obra e todas as demais de Allan Kardec, relacionadas entre si, você estuda grátis e em 4 idiomas na KARDECPEDIA.


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec). 

Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks


Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.