Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 16
É possível fazer reuniões mediúnicas em casa?
Resposta de *Cosme Massi na Live realizada em 04/05/2020, disponível no canal Cosme Massi no YouTube.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Não é o lugar que garante a qualidade da reunião mediúnica. Esse é um ponto fundamental da ciência espírita. O que garante a qualidade de uma reunião é a qualidade dos Espíritos que se reúnem; não é o local físico; são os pensamentos e os sentimentos das pessoas.
No capítulo sobre o desenvolvimento da mediunidade em “O Livro dos Médiuns”, Kardec recomenda que pratiquemos em casa, e ele ensina como treinar em casa: vai ao seu recanto, ore ao seu anjo guardião, pegue lápis e papel, e aguarde. Depois, se for desejo da pessoa praticar junto com outras pessoas, ela poderá fazê-lo em uma casa espírita, em uma reunião mediúnica.
A questão não é o local, mas sim as condições de pensamento, de sentimento e de saber. Uma pessoa que não estudou nada, que não conhece nada, não é bom para ela praticar, seja na casa espírita, seja na casa dela; eu não convidaria ninguém para ir fazer um experimento de química no laboratório se ele não souber química!
É preciso que a pessoa estude pelo menos “O Livro dos Espíritos” e “O Livro dos Médiuns” com atenção, para praticar o que está sendo ensinado lá.
Quando se vai para um grupo de pessoas, isso pode dar mais segurança, pode-se encontrar ajuda mútua, e isso pode facilitar muito. É claro que quando se está com outras pessoas mais experientes isso traz mais segurança e o médium se sente melhor.
Mas não há perigo pelo local; há perigo pelos pensamentos e pelos sentimentos que a pessoa tem. São os pensamentos e sentimentos que atraem Espíritos. Quem tem pensamentos e desejos ruins atrai maus Espíritos, e a pessoa atrairá Espíritos ruins, seja na própria casa, seja na casa espírita.
Assim, a questão não é o local da reunião, mas sim como se faz a reunião, com base em que conhecimentos, com quais sentimentos, o uso que se faz da prece.
Mas os principais médiuns psicógrafos trabalham em casa sozinhos. Onde os grandes médiuns psicografam? Nas reuniões? Muitas vezes não, alguns deles psicografam em hotéis, quando estão viajando, sozinhos no quarto.
Isso não tem nenhum problema, desde que a pessoa saiba fazer. Por isso, antes de praticar a mediunidade, a pessoa deve estudar. Se estiver inseguro, deve procurar pessoas experientes na casa espírita, pessoas que possam ajudar.
Bons conhecimentos, bons pensamentos e bons sentimentos são fundamentais para a prática segura e eficiente da mediunidade.
Quem não estudou “O Livro dos Médiuns”, por exemplo, não conhece as “Perguntas que se podem fazer aos Espíritos”, em que Kardec orienta sobre como conversar com os Espíritos. Se a pessoa não leu, não conhece, e evoca um Espírito em casa, o que vai conversar com ele?
Kardec dá toda a orientação para se praticar com segurança a mediunidade, seja em casa ou no centro espírita. O problema é que as pessoas não estudam, não conhecem a teoria e não aprenderam como praticar, mas querem praticar como estão, aí pode não dar certo, como não daria certo convidar um ignorante de química e levá-lo para um laboratório para ir combinar substâncias químicas ao acaso. Poderia causar uma reação explosiva, causar algum desastre.
Desta forma o problema não está no local, está no conhecimento. Antes de praticar qualquer coisa, é necessário saber como fazer, o que se pode fazer, os riscos, os perigos, e foi para isso que Kardec escreveu “O Livro dos Médiuns”, sendo aí o nosso melhor professor.
— Estude “O Livro dos Médiuns” nas videoaulas do KardecPlay!
*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?
O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;
Toda semana vídeos novos na plataforma;
Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;
Estude 24h/dia onde e quando quiser;
Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.
Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:
- App Store: https://bit.ly/app-kardecplay
- Google Play: https://bit.ly/app-googleplay-kardecplay
Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).
Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks