IDEAK
Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 19
Blog Transcrições

Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 19

Como explicar que a pessoa dê algumas comunicações e depois não dê mais?

Resposta de *Cosme Massi na Live realizada em 04/05/2020, disponível no canal Cosme Massi no YouTube.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


É preciso conhecer os detalhes. Claro que para ser médium as comunicações têm que ser regulares, diz Kardec. Na própria definição do que é ser médium específico, que está no item 159 de “O Livro dos Médiuns”, ele fala das comunicações regulares, que ocorrem frequentemente. Se uma vez ou outra você tem a impressão de ouvir um pensamento de um Espírito, não significa que você seja um médium falante, mesmo que tenha manifestado falando.

Mas tem que olhar caso a caso; às vezes o indivíduo parou de praticar, ele parou de exercer a mediunidade, e acha que não tem mais a faculdade. Mas ele continuou praticando, participando das reuniões mediúnicas para saber? Ou ele fez uma vez e depois, por medo, ou por perder o interesse, deixou de lado? Então precisamos analisar mais informações para saber.

Agora, para ser médium mesmo, específico, não médium no sentido geral, tem que haver regularidade, constância no processo. Se aconteceu uma vez só, e não voltou a acontecer, essa pessoa é médium apenas no sentido lato, mas não no sentido restrito. Mas tem que saber se aconteceu uma vez só porque o indivíduo não está dando chance de acontecer mais, se não está colocando a faculdade em uso. Se não coloca em uso, ela não acontece.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.