IDEAK
Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 2
Blog Transcrições

Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 2

A mediunidade pode ser suspensa?

*Explicação de Cosme Massi na Live realizada em 04/05/2020, disponível no canal Cosme Massi no YouTube.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


A faculdade mediúnica é orgânica, mas depende do outro lado: tem que ter pelo menos dois Espíritos: o do médium e mais um. Os Espíritos podem impedir que outros Espíritos se comuniquem por algum tempo, impedindo que se faça uso da faculdade mediúnica. Kardec discute isso em “O Livro dos Médiuns”, no Item “Perdas e Suspensão da Mediunidade”, quando ele explica as diversas causas que poderiam levar a essa situação.

Como a faculdade mediúnica consome recursos orgânicos, quando se está doente, debilitado, não é conveniente que se faça uso dela; às vezes os próprios Espíritos, com o propósito no bem, podem impedir temporariamente que a faculdade seja usada, a benefício do próprio médium.

Também é preciso lembrar que a faculdade mediúnica é uma faculdade como outra qualquer, que quando se usa se desenvolve e se usa melhor, aprende a usar. Se a pessoa deixa de usar e volta depois de um tempo, não há problema nisso, desde que se faça bom uso da faculdade.

A grande questão da mediunidade não está na mediunidade em si, mas no uso que se faça dela.

Quando se usa a mediunidade seguindo as recomendações que Kardec faz em “O Livro dos Médiuns”, fazendo bom uso dela, então se estará amparado pelos bons Espíritos, porque se a estará usando para o bem. Então não há nenhuma questão sobre tempo — "tenho que usar e não posso mais parar" — nada disso, é uma faculdade que você decide quando usar.

Kardec ainda fala que uma das primeiras preocupações do médium é mudar de médium involuntário — aquele que não controla quando a faculdade mediúnica vai ser exercida, ou seja, o Espírito escreve ou fala a hora que quer, produz o fenômeno mediúnico a hora que quer — para médium voluntário, facultativo, onde ele agora controla a faculdade.

O médium tem que aprender a deixar de ser um médium involuntário, aquele em que a manifestação não depende da vontade dele, para ser médium voluntário. Vou agora me dedicar à psicografia, ou vou agora me dedicar à psicofonia: mas porque a vontade está levando a isso.

Então, como é uma faculdade que ele controla, ele define a época ou o tempo pelo qual ele quer fazer uso dessa faculdade.

Importante: essa faculdade Deus deu ao homem para que ele fizesse bom uso, fazendo bom uso ele terá boas assistências espirituais. Agora, se ele faz mau uso, apenas pela satisfação da curiosidade, para conversar com Espíritos sem o propósito de aprender, de ouvir, se ele só usa para o inútil, é claro que ele vai ser envolvido por Espíritos imperfeitos e é claro que quando se é envolvido por Espíritos imperfeitos perde-se a capacidade de prever o que vai acontecer.

Assim, é importante aprender a fazer bom uso dessa faculdade, sempre usando sua vontade, ou seja, é o médium disciplinando sua faculdade.

— No KardecPlay você pode estudar as obras de Allan Kardec nas videoaulas de Cosme Massi!


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.