Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 21
Sendo médium, sou obrigado a trabalhar como tal, a despeito de toda a caridade que faça?
Resposta de Cosme Massi na Live realizada em 04/05/2020, disponível no canal Cosme Massi no YouTube.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Em princípio, sendo uma faculdade, pode-se escolher entre fazer ou não uso dela. Mas se a pessoa tem uma habilidade que foi dada por Deus e não a usa, ela vai se cobrar por isso todos os dias, e isso a deixará sempre incomodada. E quando a pessoa se sente incomodada, é porque a consciência está cobrando. Ter uma faculdade e não a usar é um direito da pessoa, afinal é uma faculdade, o nome já diz, é uma escolha você fazer uso ou não, mas lembremos que nossas escolhas geram consequências, implicam responsabilidade.
Então, se a pessoa tem a cobrança interna, e a pessoa sabe disso, ela tem a consciência e se sente incomodada, ela deve pensar: "Por que não fazer uso de algo que eu tenho, e fazer o melhor uso possível?”
Ter medo da mediunidade, por exemplo, é algo muito curioso, porque se a pessoa tem medo ela já tem um problema para resolver, ela está demonstrando uma imperfeição que precisa ser cuidada, porque o nosso objetivo é sermos cada vez melhores, avançarmos mais. O que ela não pode é achar que ela vai ficar no mesmo patamar evolutivo em que está, porque depois ela vai se cobrar por isso. Então é preciso entender o medo e resolvê-lo.
Ter medo de quê? Medo de Espírito, medo de que algo de ruim lhe possa acontecer é falta de confiança em Deus, é falta de conhecimento da própria doutrina, porque a prática mediúnica, quando bem feita, não causa nenhuma doença, nenhum prejuízo, pelo contrário, ela é um excelente mecanismo de ajuda ao indivíduo. Então, se ela tem medo, tem receio, ela tem que buscar o porquê dessa paixão, desse medo; pode ser a falta de conhecimento, porque a ignorância é fonte de medo.
Agora, por que você é ignorante do Espiritismo? Porque não está estudando! Se estudar “O Livro dos Médiuns”, vai saber como se pratica, por que se pratica, vai saber se é médium, e eu estou supondo que você tenha mediunidade, que ela de fato já se mostrou patente, e você tem alguma outra razão para não a praticar.
Você pode não praticar? Pode, a escolha é sua, mas recomendamos que faça o melhor uso possível de todas as faculdades que Deus lhe deu, porque amanhã é você mesmo que vai se cobrar: "Poxa, tive a oportunidade, recebi, e não fiz!”. Aí vai ter que voltar de novo, talvez em condições piores, para fazer bom uso.
Então precisamos usar bem aquilo que Deus nos permitiu ter, nos concedeu, para que possamos ajudar as outras pessoas, e ajudar a nós mesmos. E vencer o medo, a insegurança, que já são imperfeições, que demonstram ou falta de confiança em Deus, ou falta de conhecimentos. Vamos estudar e descobrir que a prática da mediunidade, como qualquer prática de qualquer faculdade, quando bem feita, só causa bem para todo o mundo.
— Estude “O Livro dos Médiuns” nas videoaulas do KardecPlay!
*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?
O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;
Toda semana vídeos novos na plataforma;
Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;
Estude 24h/dia onde e quando quiser;
Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.
Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:
- App Store: https://bit.ly/app-kardecplay
- Google Play: https://bit.ly/app-googleplay-kardecplay
Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).
Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks