IDEAK
Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 6
Blog Transcrições

Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 6

Quais os critérios adotados por Kardec para analisar uma mensagem mediúnica?

Explicação de *Cosme Massi na Live realizada em 04/05/2020, disponível no canal Cosme Massi no YouTube.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro. 


Kardec discute isso em (1) “O livro dos Médiuns”, no (2) “Controle universal do ensino dos Espíritos”, e em (3) “O que é o Espiritismo”. Ao receber uma mensagem mediúnica, é necessário fazer a análise do texto segundo alguns critérios.

O texto não pode entrar em contradição com aquilo que já está bem estabelecido, seja em relação à ciência do mundo, se o texto fizer alguma referência à ciência do homem, seja em relação à ciência espírita.

Ou seja, para se analisar um texto é necessário, primeiro, ver de que trata o texto e, então, buscar conhecimento sobre esse conteúdo que permitam analisá-lo. O indivíduo que não tem conhecimento de filosofia não pode analisar um texto de filosofia, pois não vai saber se tem algum problema filosófico no texto.

Então é preciso olhar a coerência dessa mensagem com aquilo que já está bem estabelecido. Kardec fala no “Controle Universal”: “O primeiro exame comprovativo é, pois, sem contradita, o da razão, ao qual cumpre se submeta, sem exceção, tudo o que venha dos Espíritos. Toda teoria em manifesta contradição com o bom senso, com uma lógica rigorosa e com os dados positivos já adquiridos, deve ser rejeitada, por mais respeitável que seja o nome que traga como assinatura.” O que já é conhecimento bem fundamentado precisa ser respeitado.

Se o texto trata de Espiritismo, o conhecimento bem fundamentado está na obra de Kardec. Então, para analisar um texto espírita, o indivíduo precisa estudar a obra de Kardec, onde adquira conhecimento espírita.

Ao analisar um texto Espírita, é necessário que se esteja em condições de perceber se alguma frase está em contradição com Kardec: “Esta frase aqui está de acordo com a doutrina espírita?” Se não está, a pessoa assinala isto no texto. Se ele tem 200 frases, pode ter 199 frases boas e pode ter uma frase ruim, por isso que eu digo que analisar texto é catar feijão. É separar feijão bom do feijão bichado ou da pedra.

As vezes não é preciso jogar o texto todo fora, como não se joga o saco de feijão fora apenas porque tenha alguns grãos bichados e algumas pedras.

Cata-se, separa-se aquilo que é coerente com o conhecimento já estabelecido, seja com a ciência humana, se o texto abordar algum aspecto relacionado, seja na ciência ou filosofia espírita. Aí se vai separando, — isso aqui é contraditório, isso aqui não faz sentido, essa frase é melhor deixar de lado. . . — de modo a aproveitar-se o que é bom e deixar-se de lado o que é ruim, sem precisar fazer nenhum índex proibindo a leitura, ou dizendo que esse ou aquele livro são proibidos. Devemos usar a razão e o raciocínio. Usar a razão, a capacidade de análise lógica e textual, comparando com os dados positivos da ciência. Devemos, ainda, não levar em consideração os nomes, tanto do médium que recebeu a mensagem como do Espírito que a assinou.

Isso é algo muito importante: o médium e a assinatura são irrelevantes para o conteúdo da mensagem. Qualquer que seja o médium, qualquer que seja a assinatura, o texto tem que ser analisado pelo seu conteúdo: o que for bom, aproveita-se; o que estiver em contradição com Kardec, descarta-se. Às vezes descartam-se poucas frases, e aproveita-se a maioria.

Mas para isso é preciso ter conhecimento. A sugestão é que essa análise seja feita por mais de uma pessoa, consultando-se indivíduos preparados, conhecedores da doutrina espírita, que sabem analisar textos, que sabem ler textos, pessoas que dominam ampla e profundamente as obras de Kardec para poder identificar contradições.

Então é sempre bom ouvir pessoas que estudam mais e analisar em grupo, o que aumenta a chance de aproveitar o feijão bom e descartar o feijãozinho bichado, ou a pedra que pudesse ter no texto.

— Assista a vídeo aula do KardecPlay sobre o “Controle Universal do Ensino dos Espíritos”!



*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.



E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.