IDEAK
O domínio do espírita sobre as paixões
Transcrições

O domínio do espírita sobre as paixões

Explicação de *Cosme Massi na aula “Dominar as paixões”, da série “Aprendendo com Kardec”.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Dominar as paixões, esse é o nosso principal objetivo, e a nossa grande dificuldade. Como fazer para dominarmos as nossas paixões? Como enfrentar o orgulho, o egoísmo, a mágoa, a inveja, o ciúme, o rancor, o ódio, a raiva, como enfrentar esses vícios morais a fim de avançarmos no progresso da alma?

Allan Kardec indaga aos Espíritos em O Livro dos Espíritos:

911. Não haverá paixões tão vivas e irresistíveis, que a vontade seja impotente para dominá-las?

“Há muitas pessoas que dizem: Quero, mas a vontade só lhes está nos lábios. Querem, porém muito satisfeitas ficam que não seja como “querem”. Quando o homem crê que não pode vencer as suas paixões, é que seu Espírito se compraz nelas, em consequência da sua inferioridade. Compreende a sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir. Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.”

É de muita importância essa questão 911 de O Livro dos Espíritos. Será que temos paixões tão fortes, tão difíceis, que não consigamos, pela vontade, dominá-las e vencê-las?

Vejam que os Espíritos responderam: “Há muitas pessoas que dizem: Quero, mas a vontade só lhes está nos lábios. Querem, porém muito satisfeitas ficam que não seja como “querem”.

Esse querer que expressa apenas o desejo de mudança, mas que não se materializa na vontade de mudar, é ineficiente. A vontade é o desejo que se realiza, que se concretiza através de ação, e para que isso ocorra é necessário o esforço do indivíduo para realizar aquilo que deseja. Só ter desejo é pouco, é preciso esforço e decisão firme de superar os tormentos que a luta contra os vícios às vezes impõe.

Prosseguem os Espíritos: “Quando o homem crê que não pode vencer as suas paixões, é que seu Espírito se compraz nelas, em consequência da sua inferioridade.”

Quando nos entregamos a uma paixão, sentimos por ela um atrativo, um prazer. É muito comum que nosso desejo não se transforme em uma vontade definitiva de mudança, porque é conveniente e prazeroso que continuemos cultivando aquela paixão. Gostamos dos nossos vícios, por piores que sejam, mas precisamos encará-los como o que realmente são, nossos verdadeiros inimigos, e então colocar toda a nossa força em vencê-los.

Continuam os Espíritos superiores: “Compreende a sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir. Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.”

Todas as vezes que estamos diante de uma paixão, da inveja, do ciúme, da raiva, do ódio, ou de algum vício material qualquer, é fundamental que trabalhemos com vontade firme a fim de mudarmos e transformarmos essa realidade interior.

Não basta apenas o desejo superficial de mudança, esse desejo de querer avançar e progredir, mas que nunca se materializa em uma conduta reta, constante e disciplinada. São necessários o esforço e a vontade dia a dia, a cada instante, todas as vezes que aquele vício for acontecer. É preciso mudar tudo aquilo de mal que se traga em si mesmo, substituindo esses sentimentos ruins por sentimentos bons, virtuosos, para verdadeiramente dar o salto na escala evolutiva.

Tenhamos o desejo de mudança, mas, acima de tudo, que nossa vontade seja firme para mudarmos aquilo que somos. Eis o objetivo de todo espírita, e aquilo que o Espiritismo nos ensina.

— Assista a videoaula “As paixões” no KARDECPlay!

— Estude sobre a ação humana no livro “As leis naturais e a verdadeira felicidade”, de Cosme Massi!


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.