IDEAK
Pecar por pensamento
Blog Transcrições

Pecar por pensamento

Trecho de palestra de Cosme Massi.


Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Quando examinamos o mundo íntimo dos seres humanos, podemos compreender melhor os diversos tipos de homens, diversos tipos de Espíritos, de acordo com esse mundo interior, com as características definidas por seus pensamentos, sentimentos e desejos.


Allan Kardec, ao estudar com profundidade esse mundo íntimo da criatura, apresenta 3 tipos de indivíduos em O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo VIII — “Bem-aventurados os que têm coração puro”, itens 6 e 7, em “Pecar por pensamento”:


"A verdadeira pureza não está somente nos atos; está também no pensamento, porquanto aquele que tem puro o coração, nem sequer pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer: ele condena o pecado, mesmo em pensamento, porque é sinal de impureza.

"Esse princípio suscita naturalmente a seguinte questão: Sofrem-se as consequências de um pensamento mau, embora nenhum efeito produza?


"Cumpre se faça aqui uma importante distinção. À medida que avança na vida espiritual, a alma que enveredou pelo mau caminho se esclarece e despoja pouco a pouco de suas imperfeições, conforme a maior ou menor boa vontade que demonstre, em virtude do seu livre arbítrio. Todo pensamento mau resulta, pois, da imperfeição da alma; mas, de acordo com o desejo que alimente de depurar-se, mesmo esse mau pensamento se lhe torna uma ocasião de adiantar-se, porque ela o repele com energia. É indício de esforço por apagar uma mancha. Não cederá, se se apresentar oportunidade de satisfazer a um mau desejo. Depois que haja resistido, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória.


"Aquela que, ao contrário, não tomou boas resoluções, procura ocasião de praticar o mau ato e, se não o leva a efeito, não é por virtude da sua vontade, mas por falta de ensejo. É, pois, tão culpada quanto o seria se o cometesse.


"Em resumo, naquele que nem sequer concebe a ideia do mal, já há progresso realizado; naquele a quem essa ideia acode, mas que a repele, há progresso em vias de realizar-se; naquele, finalmente, que pensa no mal e nesse pensamento se compraz, o mal ainda existe na plenitude da sua força.”


Veja os três tipos: um que só deseja o bem, e só realiza o bem; o outro que embora de vez em quando deseje o mal, luta por enfrentar esse desejo; e por último aquele que deseja o mal, faz o mal e sente um certo prazer no mal que realiza.


Prossegue Kardec:


“Num, o trabalho está feito; no outro, está por fazer-se. Deus, que é justo, leva em conta todas essas gradações na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.”


Assim, Kardec nos mostra os três tipos de seres humanos: aqueles que constituem o pior tipo, que desejam o mal e realizam o mal, com prazer nessa realização. Esses ainda estão distantes do processo de progresso, porque não enfrentam a si mesmos, se entregam ao mal que desejam, ao mal em que pensam. Fortalecem as impurezas da alma, seus vícios, suas paixões más.


O outro tipo está com o progresso em vias de realizar-se, porque de vez em quando pensa no mal, tem desejo do mal, mas luta para o enfrentamento desse desejo, desse pensamento. Busca a sua transformação interior, e, portanto, está um passo à frente, pois nele o progresso está em vias de realizar-se porque enfrenta a si próprio e busca a construção de um mundo interior melhor.


E finalmente encontramos aqueles que já realizaram o progresso, porque nem sequer se imaginam fazendo o mal, jamais têm um pensamento no mal, e buscam a realização constante do desejo do bem, que é a sua única preocupação.


Esta é a nossa meta: enfrentarmos a nós mesmos, trabalharmos na mudança dos nossos pensamentos, dos nossos desejos, para um dia atingirmos o estado daqueles que apenas desejam o bem, que apenas pensam no bem, e que, portanto, só realizam o bem na plenitude de suas forças.


Eis o nosso objetivo, nos tornarmos esse homem de bem, que apenas deseja o bem.


— Estude a exposição completa no canal de Cosme Massi no YouTube.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.