Por que sabemos o que fazer, mas muitas vezes fazemos errado?
*Resposta de Cosme Massi na live “AS LEIS NATURAIS E A VERDADEIRA PROPRIEDADE”, Programa Tripulantes da Luz, FEES TV – Federação Espírita do Estado De Sergipe. Transmitido ao vivo em 8 de novembro de 2020.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Todos nós temos que fazer essa pergunta, ela é muito importante para nos conhecermos: por que estou me perdendo?
A resposta é simples: é porque não colocamos a vida da alma como objetivo maior. E ao mesmo tempo, como consequência, não nos esforçamos para domar as más tendências que trazemos de outras existências. Nós somos Espíritos imperfeitos. Trazemos conosco experiências de ciúme, inveja, de mágoa, de raiva, de ódio que vem nos acompanhando em várias existências.
Quando estamos encarnados os interesses materiais são fortes, basta alguém contrariar um interesse particular para perdermos o equilíbrio. O dia a dia na vida social exige renúncia, exige que se renuncie a muita coisa a benefício do outro, e muitas vezes não queremos fazer isso. Assim, ficamos tão envolvidos no dia a dia do corpo, nos iludindo com a matéria e fazendo dela o objetivo da vida, que não admitimos renunciar a um prazer momentâneo, a uma alegria momentânea, e então deixamos de servir, de colaborar com os outros.
Porque trazemos um passado de Espíritos que viveram mais no ócio, na preguiça, cultivando a inveja, o ciúme, o ódio, e como nós trazemos o que nós somos ao longo do tempo, e nós não mudamos nesse tempo todo, nossos antigos hábitos viciosos se manifestam no dia de hoje.
Por isso a necessidade do esforço: quando se está com ciúme, é preciso enfrentá-lo, quando se está com inveja, tem que enfrentá-la, quando vem a raiva, precisa controlar; depende só de nossa vontade, de nosso esforço voluntário. Temos que lutar para eliminar esses sentimentos ruins, é um trabalho de todos os dias, o dia todo. E às vezes acabamos escorregando.
As nossas paixões às vezes são mais fortes do que a nossa razão, do que a nossa vontade. E aí nós escorregamos. Acabamos cometendo o mal, e aí vem o arrependimento, a consciência de culpa, o sofrimento por não ter agido bem.
Desta forma, é fundamental não desanimar, prosseguir com perseverança nesse esforço de todos os dias, de buscar ser melhor. Tenhamos consciência de que é um esforço diário, prolongado, pois não se muda de uma hora para outra o “homem velho”, de muitas existências, que se regozija nos vícios morais.
O conhecimento espírita nos dá a consciência de que somos esse homem velho, que traz muitas imperfeições. E, ao tomar consciência se torna um dever para nós trabalhar para mudar isso, esse homem velho, desenvolvendo as virtudes que farão de nós homens novos!
Assim, vamos nos esforçar para ter novos sentimentos, novos desejos, novos pensamentos, usar melhor o nosso tempo na construção dos valores da alma. É uma dificuldade, uma luta diária para enfrentarmos a nós mesmos. Mas temos que entender que a luta é conosco, e não com o outro. Nós temos que lutar é conosco mesmos, e não com as outras pessoas, pois cada um tem a sua própria vida, o seu próprio mundo íntimo, cada um enfrenta o mundo interior que desenvolveu durante todas as encarnações precedentes.
— No KardecPlay você pode estudar este e outros temas com Cosme Massi!
*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?
O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;
Toda semana vídeos novos na plataforma;
Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;
Estude 24h/dia onde e quando quiser;
Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.
Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:
- App Store: https://bit.ly/app-kardecplay
- Google Play: https://bit.ly/app-googleplay-kardecplay
Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).
Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks