IDEAK
Como retornar ao bem após um erro?
Blog Transcrições

Como retornar ao bem após um erro?

Explicação de "Cosme Massi no vídeo da série “Aprendendo com Kardec”.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Somos Espíritos imperfeitos, portanto sujeitos à prática do mal. Ainda cultivamos o desejo do mal, os pensamentos no mal, e isso nos leva a atitudes equivocadas, nos leva à prática do mal, e podemos então prejudicar outras pessoas.

Mas a justiça divina se faz sempre: teremos que responder por cada mal que houvermos praticado, teremos que prestar contas a Deus de todas as nossas condutas, de todas as nossas atitudes. Dessa forma, é muito importante saber o que fazer quando houvermos praticado o mal.

Quando agirmos erroneamente, como devemos proceder assim que tomarmos consciência do mal que praticamos?

Vejamos como Allan Kardec nos ajuda a entender todo esse processo da justiça divina ante o mal praticado pelos homens.

Diz-nos ele na obra “O Céu e o Inferno”:

O Céu e o Inferno ou a justiça divina segundo o Espiritismo > Primeira parte — Doutrina > Capítulo VII — As penas futuras segundo o Espiritismo > Código penal da vida futura

«16.º. O arrependimento é o primeiro passo para o aperfeiçoamento; mas sozinho não basta; são precisas ainda a expiação e a reparação.

«Arrependimento, expiação e reparação são as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências.

«O arrependimento suaviza as dores da expiação, dando esperança e preparando as vias da reabilitação; mas somente a reparação pode anular o efeito, destruindo a causa; o perdão pode ser uma graça, mas não uma anulação.»

O arrependimento ocorre quando tomamos consciência do mal praticado; a consciência então nos coloca frente a frente com nossa agressão às leis divinas, e isso pode nos causar grandes dores morais; sofreremos no processo expiatório as consequências do mal praticado, com o objetivo de entendermos que aquele erro prejudicou alguém e não deve ser cometido novamente. Gostaríamos de não ter feito aquilo, queremos corrigir o erro, queremos acabar com as consequências do mal que fizemos. Então passamos a desejar a reparação do mal junto àqueles a quem causamos danos.

A maioria das doutrinas religiosas sempre se preocuparam com o arrependimento e com a expiação, mas o Espiritismo coloca a importância da reparação para que possamos ficar quites com a providência divina.

Diz ainda Allan Kardec:

«Arrependimento, expiação e reparação são as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências.»

Se quisermos fazer com que o processo expiatório do mal praticado seja o menos doloroso possível, e que ocorra em um tempo muito curto, é fundamental que passemos rapidamente para a reparação do mal praticado, ou seja, tomemos uma atitude de fazer o bem a quem prejudicamos, corrigindo as consequências nefastas que causamos.

A reparação visa mudar aquelas situações ruins que foram consequências de nossas ações no mal; visa a reconstruir os caminhos destruídos, mas também a alterar a causa do mal que praticamos, que é o mal que temos em nós, nossos vícios, maus hábitos que nos tornam infratores das leis divinas.

Isso tornará a expiação rápida, e o processo da reparação transformará o mal praticado em um bem que nós estaremos praticando, e que a justiça divina levará em consideração para quitar nossa dívida frente às leis divinas; dessa forma estaremos quites com a nossa consciência e com a justiça divina: «A cada um segundo suas obras.»

Arrependimento, expiação e reparação, como diz Kardec, são as três condições necessárias para que apaguemos definitivamente todo mal que houvermos praticado, e todas as suas consequências. Só assim estaremos quites com a nossa consciência, estaremos quites com Deus e aí poderemos prosseguir em direção ao caminho que nos compete: caminhar constantemente em busca do aperfeiçoamento espiritual.

— Acompanhe o estudo da obra “O céu e o inferno” no KardecPlay!


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.


Cosme Massi
é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDECBooks


Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.