Mediunidade: Teoria e Prática — Parte 4
Devemos evocar sempre nossos anjos guardiães?
Explicação de *Cosme Massi na Live realizada em 04/05/2020, disponível no canal Cosme Massi no YouTube.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Essa é uma prática que lamentavelmente nós temos descuidado.
Está em “O Livro dos Espíritos”, e quando Kardec trata dos anjos guardiães ele os apresenta como uma lei natural, mas as pessoas não pensam nisso: há uma lei natural dos anjos guardiães.
O que diz essa lei? Diz que Deus designou, para todos os Espíritos que ainda não são puros, que não são perfeitos, um Espírito de ordem superior que o acompanha ao longo de toda sua existência de Espírito, até que ele atinja o estado de Espírito puro, ou perfeito, quando não necessitará mais da assistência de outros Espíritos.
O anjo guardião é um Espírito elevado, de ordem superior, ou seja, da segunda ou primeira ordens. Por mais perverso que um indivíduo seja, por mais perturbado ou desequilibrado, não importa, o seu anjo guardião será um Espírito de ordem elevada, o que significa um Espírito pelo menos da segunda ordem da escala espírita!
Desta forma, os anjos guardiães são Espíritos que não têm nenhuma emoção ruim, que sabem dar todas as orientações para o protegido. Ter um anjo guardião é uma lei, uma lei natural; todos, com exceção dos puros, têm um anjo guardião. Gostemos disso ou não, todos têm seu anjo guardião: é uma lei da natureza, o universo foi feito assim.
E o lamentável é que nós não usamos, nem como médiuns, nem como pessoas, essa imensa demonstração da misericórdia divina que está sempre à disposição de todos, já que qualquer pessoa pode ouvir o seu anjo guardião, como está no item 182 de “O Livro dos Médiuns”.
Precisamos criar o hábito de orar quando acordamos, quando vamos nos deitar, durante o dia, quando temos dúvida de como agir, e se essa pessoa for médium, ela vai ter muito mais facilidade para saber interagir com seu guardião.
Então o médium perde a chance de fazer o melhor uso da sua faculdade mediúnica, ao não se apoiar no que Kardec recomenda como método: fazer uso da ajuda do anjo guardião.
Estude mais sobre os anjos guardiães no KardecPlay e no Blog do IDEAK!
— No KardecPlay você pode estudar as obras de Allan Kardec nas videoaulas de Cosme Massi!
*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?
O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;
Toda semana vídeos novos na plataforma;
Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;
Estude 24h/dia onde e quando quiser;
Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.
Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:
- App Store: https://bit.ly/app-kardecplay
- Google Play: https://bit.ly/app-googleplay-kardecplay
Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).
Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDECBooks