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Como estudar melhor os textos espíritas?
Trecho da aula de Cosme Massi* “Como estudar melhor os textos espíritas?”, disponível no canal Cosme Massi no YouTube.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Para que aproveitemos o melhor de qualquer texto espírita, quer ele seja mediúnico, quer ele tenha sido produzido por um Espírito encarnado, isso pouco importa; nós precisamos de alguma técnica de estudo.
Eu costumo usar uma metáfora que é a metáfora de “catar feijão”. Vamos recordar como se cata feijão: pega-se um saco de feijão, esparrama-se o feijão sobre uma mesa, e vamos separando os feijões que estão bons daqueles que podem estar estragados, bichados, e das pedras. Ler um texto é exatamente como catar feijão.
É preciso separar no texto aquilo que são pensamentos corretos, lógicos, concordes com a ciência espírita e com as ciências já bem estabelecidas no mundo, daquelas partes que tem pequenos defeitos, que tem feijões bichados, que se coloca de lado; encontraremos outras partes mais graves, que entram em contradição com aquilo que a ciência espírita oferece, que são as pedras misturadas ao feijão bom, e essas partes também vamos deixar de lado. Só ficaremos com a parte boa, apenas os feijões bons.
Então não é preciso jogar todo o texto fora! Allan Kardec nunca recomendou um índex com livros proibidos, que não devam ser lidos, que não devam ser estudados.
Se quisermos uma prova de como Kardec nunca fez isso basta olhar sua última produção, a obra “Catálogo Racional Para se Fundar uma Biblioteca Espírita”, em que ele coloca todo tipo de texto, textos que têm coisas absurdas, contrárias à ciência, ao próprio Espiritismo, e textos que têm coisas boas.
Assim, para estudar um texto você pode usar essa nossa sugestão da técnica de catar feijão: aquilo que está bom, que traz bom conhecimento, que concorda com o que já está estabelecido pela ciência espírita ou pelas diversas ciências e filosofias, essa parte são os feijões bons. A outra parte da obra, com pequenos defeitos, pensamentos tortos, pensamentos que têm ambiguidade, são os feijões estragados que você vai deixar de lado.
E aquela parte que entra em contradição com a razão, com a lógica, com a ciência do mundo e com aquilo que a ciência espírita estabelece, são as pedras, que devem ser deixadas de lado.
Com essa técnica de catar feijões pode-se aprender com um texto qualquer.
Um texto pode ser útil até para aprendermos a fazer a diferença entre aquilo que são os feijões bons daquilo que são os feijões ruins, uma pedra de um texto.
Desta forma, para ler um texto aproveitando o que ele tem de melhor, é muito interessante essa técnica de catar feijão.
Assista também à palestra “O ensino do Espiritismo — parte 1” no Kardec Play.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
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