IDEAK
O Espírito de Verdade — Parte 4 de 5
Transcrições

O Espírito de Verdade — Parte 4 de 5

Quais são as características dos Espíritos puros?

Transcrição da palestra de *Cosme Massi “O Espírito de Verdade”, realizada em 16 de abril de 2016 no Centro Espírita Joanna de Ângelis, na Barra. Disponível no canal CEJA BARRA no YouTube.

Transcrição de Rui Gomes Carneiro.


Kardec define na escala espírita algo importante: os Espíritos puros percorreram todos os graus da escala, e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Não dá para a gente imaginar!

O Livro dos Espíritos > Parte segunda — Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos > Capítulo I — Dos Espíritos > Escala espírita. > Primeira ordem - Espíritos puros > 113. Primeira classe. Classe única.

“113. Primeira classe. Classe única. — Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e
se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.

“Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é a de ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões. Assistir os homens nas suas aflições, concitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os conservam distanciados da suprema felicidade, constitui para eles ocupação gratíssima. São designados às vezes pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins.

“Podem os homens pôr-se em comunicação com eles, mas extremamente presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens.

“Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações.”

Esse é um conceito importante,
precisaríamos de mais tempo para aprofundá-lo agora. Mas na escala espírita podemos dizer assim: o Espírito imperfeito está submetido a provas e expiações — é o nosso caso — sendo que as expiações são provas que decorrem de um mal praticado. Então, todas as expiações são provas mas nem todas as provas são expiações; o Espírito bom está submetido a provas apenas, e o Espírito puro ou perfeito, nem a provas, nem a expiações.

Prossegue Kardec: “Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.” Aqui as pessoas costumam interpretar equivocadamente. Elas costumam ler aqui que se Jesus não estava submetido a reencarnações em corpos perecíveis, então Jesus não encarnou, ele só tinha o corpo fluídico, o perispírito. Essa é uma interpretação inadequada, porque a pessoa não está lendo corretamente o que Kardec chama de reencarnação. A pessoa está lendo reencarnação etimologicamente, tirando de dicionário a etimologia da palavra, que diz: reencarnação é a ação de entrar de novo na carne. Essa é a definição do dicionário; a sua segunda encarnação seria uma reencarnação pelo dicionário, já que estaria entrando de novo na carne.

Mas essa não é a definição de Kardec: para ele, reencarnar é entrar de novo na carne para passar por provas ou expiações.

Então toda reencarnação é uma encarnação, mas nem toda encarnação é uma reencarnação.

As encarnações de Espíritos puros são chamadas de encarnações mas não são chamadas de reencarnações, já que eles não passam nem por provas nem por expiações. Isso mesmo que ele tenha várias encarnações!

Se um Espírito puro encarnar dez vezes em um planeta você não chama a segunda encarnação dele de reencarnação, porque ele está apenas em missão, e não passando por provas e expiações.

Então é importante entender que Kardec usou a palavra reencarnação tecnicamente, com o sentido de entrar novamente na carne em provas ou expiações.

O Espírito puro não entra em provas e expiações nunca, ele nunca está sujeito a reencarnação, ele está sujeito à encarnação, e não à reencarnação.

Então isso significa que Jesus teve um corpo carnal, mesmo, não significa que só poderia ter tido um corpo espiritual.


Esta transcrição pertence a uma série de cinco textos. Confira-os:

— O Espírito de Verdade — Parte 1 de 5;
— O Espírito de Verdade — Parte 2 de 5;
— O Espírito de Verdade — Parte 3 de 5;
— O Espírito de Verdade — Parte 4 de 5;
O Espírito de Verdade — Parte 5 de 5.


*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.

Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.


E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?

 O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;

 Toda semana vídeos novos na plataforma;

Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;

 Estude 24h/dia onde e quando quiser;

Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.

Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:

Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.
Baixe VIDEOAULAS com o aplicativo de estudos KARDECPlay.

Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!


Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

Este é um projeto:  IDEAK |  KARDECPEDIA  |  KARDECPlay  |  KARDEC Books



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.