O Espírito de Verdade — Parte 5 de 5
Espírito de Verdade: O mestre de todos nós, o consolador prometido e o dirigente da Terra.
*Transcrição da palestra de Cosme Massi “O Espírito de Verdade”, realizada em 16 de abril de 2016 no Centro Espírita Joanna de Ângelis, na Barra. Disponível no canal CEJA BARRA no YouTube.
Transcrição de Rui Gomes Carneiro.
Erasto nos diz que o Espírito de Verdade é o mestre de todos nós.
Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1861 > Novembro > Reunião geral dos espíritas bordeleses — 14 de outubro de 1861 > Primeira Epístola de Erasto, humilde servo de Deus aos espíritas de Bordéus.
Eu tive que vos fazer ouvir uma voz tanto mais severa quanto mais espera de vós o Espírito de Verdade, mestre de todos nós. Lembrai-vos de que fazeis parte da vanguarda espírita e que a vanguarda, como o estado-maior, deve a todos o exemplo de uma submissão absoluta à disciplina estabelecida. Ah! Vossa obra não é fácil, porquanto vos cabe a tarefa de levar com mão vigorosa o machado às sombrias florestas do materialismo e perseguir até às suas últimas trincheiras os interesses materiais coligados.
Erasto assina esta mensagem. É um Espírito admirável que produziu mensagens incríveis na Sociedade Espírita de Paris, que estão presentes em O Livro dos Médiuns, em O Evangelho segundo o Espiritismo, na Revista espírita.
Ao dizer que o Espírito de Verdade é “o mestre de todos nós”, Erasto está dizendo que Jesus era superior a todos os outros Espíritos que traziam a doutrina espírita, cuja coordenação estava exatamente nas mãos de Jesus, o Espírito de Verdade.
Outro ponto interessante é quando Kardec diz que o Espírito de Verdade é o verdadeiro consolador.
A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo > A Gênese > Capítulo I — Caráter da revelação espírita > 42
42. Demais, se se considerar o poder moralizador do Espiritismo, pela finalidade que assina a todas as ações da vida, por tornar quase tangíveis as consequências do bem e do mal, pela força moral, a coragem e as consolações que dá nas aflições, mediante inalterável confiança no futuro, pela ideia de ter cada um perto de si os seres a quem amou, a certeza de os rever, a possibilidade de confabular com eles; enfim, pela certeza de que tudo quanto se fez, quanto se adquiriu em inteligência, sabedoria, moralidade, até à última hora da vida, não fica perdido, que tudo aproveita ao adiantamento do Espírito, reconhece-se que o Espiritismo realiza todas as promessas do Cristo a respeito do consolador anunciado. Ora, como é o Espírito de Verdade que preside ao grande movimento da regeneração, a promessa da sua vinda se acha por essa forma cumprida, porque, de fato, é ele o verdadeiro Consolador.
Aqui temos dois significados para a palavra “consolador”: Kardec chama de consolador o Espiritismo, como está no texto: “o Espiritismo realiza todas as promessas do Cristo a respeito do Consolador anunciado”. Ele está dizendo textualmente que o Espiritismo é o consolador prometido, mas o Espírito de Verdade também é o consolador prometido.
Então Kardec faz esses dois usos da palavra “consolador”, porque também diz que “o Espírito de Verdade é aquele que preside ao grande movimento da regeneração”, ou seja, aquele que é responsável pela própria doutrina espírita.
O Espiritismo teve dois grandes responsáveis: do lado de lá, na condição de Espírito, Jesus, e do lado de cá, Allan Kardec, aquele que melhor compreendeu e expressou o pensamento de Jesus.
O Espírito Hahnemann, na Revista espírita de janeiro de 1864, fala pela primeira vez que Jesus é o dirigente do planeta Terra:
Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1864 > Janeiro > Um caso de possessão — Senhorita Júlia (2.º Artigo. Ver o último número de dezembro.).
Eu vos afirmo que vereis esses casos de obsessão e de possessão se desenvolverem durante um certo tempo, porque eles são úteis ao progresso da ciência e do Espiritismo. É por aí que os médicos e os sábios enfim abrirão os olhos e compreenderão que há moléstias cujas causas não estão na matéria, e que não devem ser tratadas pela matéria. Esses casos de possessão vão igualmente abrir horizontes totalmente novos ao magnetismo, e fazer com que ele dê um grande passo para a frente, pelo estudo dos fluidos, até aqui tão imperfeito. Ajudado por esses novos conhecimentos e por sua aliança com o Espiritismo, ele obterá grandes coisas.
Infelizmente, no magnetismo, como na medicina, durante muito tempo ainda, haverá homens que julgarão nada terem a aprender.
Essas obsessões frequentes terão, também, um lado muito bom, pelo fato de que estando penetrado pela prece e pela força moral, pode-se fazê-las cessar e pode-se adquirir o direito de expulsar os maus Espíritos e, pelo melhoramento de sua conduta, cada um procurará adquirir esse direito, que o Espírito de Verdade, que dirige este globo, conferirá quando for merecido.
Tende fé e confiança em Deus, que não permite que se sofra inutilmente e sem motivo.
Hahnemann.
Na obra de Chico Xavier, Emmanuel também chama Jesus de “governador do planeta Terra”, mas essa expressão já existia antes, foi primeiramente empregada pelo Espírito do grande médico homeopata, criador da Homeopatia, Hahnemann.
Foi ele quem diz pela primeira vez que o Espírito de Verdade era o dirigente do nosso planeta Terra.
Esta transcrição pertence a uma série de cinco textos. Confira os números anteriores:
— O Espírito de Verdade — Parte 1 de 5;
— O Espírito de Verdade — Parte 2 de 5;
— O Espírito de Verdade — Parte 3 de 5;
— O Espírito de Verdade — Parte 4 de 5;
— O Espírito de Verdade — Parte 5 de 5.
*Observação. O texto acima foi retirado de uma exposição de viva voz. Como todo ensino oral, esta colocação pode não ser tão rigorosa com os sentidos das palavras, por efeito da proximidade entre as pessoas que conversam. É preciso, por isso, considerar que as definições dadas podem ser provisórias, e que alguns termos são usados em sentido figurado. Em todo caso, o fundo da mensagem não deixa equívocos.
Cosme Massi é Físico, Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Foi professor, pró-reitor e diretor de diversas universidades no Brasil. Ganhador do Prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Escritor, palestrante e estudioso das obras e do pensamento de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec) e da KARDECPEDIA, plataforma grátis para estudos das obras de Allan Kardec. Reúne mais de duzentas aulas de Espiritismo na plataforma KARDECPlay.
E então, já conhece e estuda com o KARDECPlay?
O KARDECPlay é o Netflix de Kardec. São centenas de vídeos para estudar Espiritismo, com o pensamento e a obra de Allan Kardec;
Toda semana vídeos novos na plataforma;
Canal no YouTube com resumos gratuitos de 1 a 2 min de cada videoaula;
Estude 24h/dia onde e quando quiser;
Todo o valor arrecadado é investido na divulgação da doutrina espírita para o Brasil e o mundo.
Agora você pode estudar as videoaulas via App direto no seu celular. Disponível para download em iOS na App Store e para Android no Google Play. Clique no link para baixar:
- App Store: https://bit.ly/app-kardecplay
- Google Play: https://bit.ly/app-googleplay-kardecplay
Participe de nossa missão de levar Kardec para todo o mundo!
Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec. Todos os valores arrecadados são destinados ao IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).
Este é um projeto: IDEAK | KARDECPEDIA | KARDECPlay | KARDEC Books